Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 235 questões


Considere que um estudo tenha sido realizado para estimar a média das idades dos empregados de determinado segmento de empresas, e que, na ocasião em que o estudo foi realizado, o tamanho da população de funcionários era N = 5.000 funcionários. Essa população foi estratificada em três grupos de tamanhos N1 = 1.000, N2 = 1.500 e N3 = 2.500. Da população de funcionários, foi retirada uma amostra aleatória estratificada de tamanho n = 100 com alocação proporcional ao tamanho dos estratos.



Considerando que o quadro acima mostra os resultados do estudo hipotético em apreço, julgue o ite subsecutivo.

A amostra foi composta de 30 empregados do estrato 1, 20 empregados do estrato 2, e 50 empregados do estrato 3.
Um levantamento amostral foi realizado para se estimar o valor médio mensal (em R$ mil) per capita gasto em segurança da informação. Como a população de interesse se organiza naturalmente em 50 grupos de pessoas (facilmente identificáveis), decidiu-se selecionar ao acaso 5 desses grupos. Todas as pessoas de cada grupo (i = 1, 2, ... , 5) foram entrevistadas, e os resultados encontrados são mostrados no quadro a seguir, que mostra também a quantidade (ni) de pessoas em cada grupo e o valor mensal gasto em segurança da informação por cada grupo (yi, em R$ mil).
 
i ni yi
1 10 5
2 20 2
3 30 1
4 20 4
5 20 8
total 100 20
 
A partir dessas informações, julgue o item que se segue, a respeito do estimador de razão yˉ=i=15yii=15n1\bar {y} = \frac {\sum^5_{i=1} y_i} {\sum^5_{i=1} n_1}
 
Os grupos de pessoas representam subpopulações que constituem uma partição da população. Assim, o levantamento amostral em questão exemplifica uma amostragem aleatória estratificada, em que os grupos formam os estratos e cada pessoa presente em um estrato é uma unidade amostral.
Cada um dos seguintes procedimentos de amostragem é classificado como produzindo uma amostra aleatória ou uma amostra viesada. Para a maioria das pesquisas, sugere-se a utilização de uma amostra aleatória. Considere cada caso e selecione o procedimento que resulta em amostras aleatórias.
Acerca da amostragem estratificada, analise as afirmativas a seguir.
 
I. Visa a produzir estimativas mais precisas, produzir estimativas para a população toda e para subpopulações.
 
II. Em geral, quanto menos os elementos de cada estrato forem parecidos entre si e também entre os estratos, maior será a precisão dos estimadores.
 
III. A estratificação produz necessariamente estimativas mais eficientes do que a amostragem aleatória simples.
 
Está correto o que se afirma em
Sobre as vantagens da amostragem por conglomerados, avalie as afirmativas a seguir.
 
I. O plano amostral é mais eficiente já que dentro dos conglomerados os elementos tendem a ser mais parecidos.
 
II. Não há necessidade de uma lista de identificação dos elementos da população.
 
III. Tem, em geral, menor custo por elemento, principalmente quando o custo por observação cresce se aumenta a distância entre os elementos.
 
Está correto o que se afirma em