Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 131 questões

A comprovada longevidade do amálgama de prata como material restaurador permite sua indicação segura em casos em que
Paciente com 22 anos de idade, sexo masculino, recebeu restauração em amálgama no dente 37, em uma cavidade Classe I. Durante o polimento e acabamento desta restauração,
Paciente com 44 anos de idade, sexo feminino, apresenta uma restauração complexa de amálgama no dente 24. O exame clínico mostra fratura da cúspide distal e transparência da face vestibular, denotando esmalte sem suporte. Considere as afirmações abaixo.

I. A escolha do amálgama como material restaurador requer a remoção de cúspides sem suporte de dentina, visando reduzir o risco de fratura.

II. A presença de cúspide sem suporte de dentina reduz a deflexão do dente sob esforços mastigatórios.

III. O arredondamento do ângulo diedro axiopulpar dissipa as tensões mastigatórias com mais facilidade, reduzindo a possibilidade de fratura da cúspide.

IV. A manutenção da crista marginal, durante o preparo cavitário, aumenta a chance de propagação de trincas na base da cúspide.

Está correto o que se afirma APENAS em
Uma mulher com 35 anos de idade necessitava refazer uma restauração do elemento 36 por motivo de fratura. Durante a anamnese, a paciente relatou que, nesse mesmo elemento, foi realizada uma restauração em amálgama há 23 anos. Além disso, a paciente manifestou o desejo de ter o referido elemento restabelecido com material semelhante à cor dos seus dentes. A imagem radiográfica obtida sugeria a presença de lesão de cárie extensa, com cerca de 2 mm de distância da câmara pulpar, o que exigia preparo cavitário mesiooclusodistal amplo.
 
A resposta pulpar encontrava-se normal aos testes de vitalidade pulpar realizados.
 
Acerca desse caso clínico hipotético, julgue o próximo item.
 
Se a magnitude da destruição já existente no dente a ser restaurado for tal que a estrutura remanescente de esmalte sadio dependa de restauração para readquirir resistência e proteção, a restauração direta em amálgama será indicada.
Julgue o próximo item, que trata da substituição de restaurações.
 
Manchas acinzentadas causadas por restaurações de amálgama podem ser facilmente corrigidas com a troca dessas restaurações por restaurações indiretas confeccionadas em cerômeros.