Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 226 questões

Tendo em vista o instituto da equiparação salarial previsto na CLT, julgue o item a seguir.

Um empregado de nível médio de empresa pública, quando em desvio de função, tem direito a ser efetivado no cargo de nível superior cujas atribuições verdadeiramente desempenhe, por força do princípio equiparatório e como forma de evitar o enriquecimento indevido por parte da administração, sujeita aos princípios da legalidade e da moralidade.
No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada, com base no Direito do Trabalho e no Direito Processual do Trabalho.

O regulamento da pessoa jurídica Delta estabelece em uma de suas cláusulas que seus empregados terão direito ao recebimento de adicional, equivalente a 10% da remuneração contratada, a título de auxílio alimentação. Nessa situação, por ser ato unilateral, a modificação do regulamento é direito do empregador, que poderá revogar essa vantagem a qualquer tempo, atingindo todos os empregados, independentemente da data de admissão.
Julgue o item subseqüente de acordo com a jurisprudência do TST.
 
Empregado que exerce função de confiança e é revertido ao cargo efetivo perde o direito de receber a gratificação correspondente à função, independentemente do tempo de seu exercício.
No que concerne a alteração do contrato de trabalho, julgue o item abaixo.
 
Presume-se abusiva a transferência de empregado que exerça cargo de confiança, sem a devida comprovação da necessidade do serviço.
No que se refere a alteração, suspensão, interrupção e extinção do contrato de trabalho, julgue o próximo item.

Nos contratos individuais de trabalho, apenas é lícita a alteração empreendida por mútuo consentimento, ainda que possa resultar prejuízo ao trabalhador, considerada a caracterização de renúncia recíproca, em que o prejuízo se compensa com promessa futura de melhoria na condição salarial ou de trabalho.