Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 42 questões

Questão anulada
Lactente recém-nascido, pesando 3,6 Kg, não poderá receber o leite materno, pois a mãe é HIV soro positivo.
 
Pediatra encaminhou ao serviço de nutrição para receber orientações sobre o uso de fórmulas artificiais, uma vez que o bebê necessita se alimentar adequadamente para sua idade; ainda não pode receber leite de outros animais e é muito novo para iniciar qualquer tipo de alimentação complementar. Porém, há um modo de uso adequado da fórmula. Nessa idade é necessário utilizar fórmulas de partida (1), em volume adequado, de acordo com a capacidade gástrica da criança, nunca se esquecendo de fornecer água no intervalo entre as ofertas de fórmula. A higiene também é indispensável, cuidando da higienização de utensílios relacionados à oferta (copinho, por exemplo) e filtrando e fervendo a água para misturar à fórmula e para oferecer entre as ofertas. Após fazer os cálculos do consumo diário da fórmula, foi verificada a necessidade de utilização de quantas latas por mês da fórmula de partida?
 
Considere:
 
• Capacidade gástrica mínima do bebê por oferta;
 
• Cada lata da fórmula possui 400g;
 
• Medida da fórmula de 4,4g;
 
• 67 quilocalorias para cada 10 mililitros de fórmula;
 
• Necessidades energéticas: 116 Kcal/ quilograma de peso;
 
• 1 medida de fórmula para cada 30 mililitros de água.
Ao completar seis meses, a criança em aleitamento materno deve receber alimentos complementares. Assinale as afirmativas abaixo com V (verdadeiro) ou F (falso), no que diz respeito às recomendações do Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos, do Ministério da Saúde (2013).

(  ) Com a introdução dos alimentos complementares, é importante que a criança receba água, mesmo estando em aleitamento materno.

(  ) Os alimentos complementares devem ser iniciados oferecendo-os quatro vezes por dia.

(  ) Embora a criança não apresente maturidade neurológica, já possui condições fisiológicas de receber outros alimentos.

(  ) O ovo cozido (clara e gema.) pode ser introduzido, mas seu uso deve ser avaliado pela equipe de saúde.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
No que se refere ao aleitamento materno e à alimentação complementar, julgue o item subsequente.
 
O período de alimentação complementar, aquele em que a criança passa pela transição do aleitamento materno para a ingestão dos mesmos alimentos consumidos pela família, deve ser iniciado aos seis meses de idade e concluída aos dezoitos meses de idade da criança.
No que se refere ao aleitamento materno e à alimentação de lactentes, julgue o item seguinte.
 
A alimentação complementar adequada inclui alimentos fontes de ferro heme, como carnes e vísceras — que têm maior disponibilidade de ferro e não estão expostos a fatores inibidores — e alimentos fontes de ferro não heme, como ovos, leguminosas e cereais — cuja absorção pode ser aumentada por agentes facilitadores (carnes, vitamina C e vitamina A).
Embora o leite de vaca não-modificado, fluido ou em pó, seja o único alimento lácteo disponível para a alimentação de crianças de famílias de baixa renda, pesquisas têm mostrado a sua inadequação para os lactentes menores de 1 ano. Sobre essas inadequações é correto afirmar: