Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 35 questões

Proposições são sentenças que podem ser julgadas como verdadeiras — V — ou falsas — F —, de forma que um julgamento exclui o outro, e são simbolizadas por letras maiúsculas, como P, Q, R etc. Novas proposições podem ser construídas usando-se símbolos lógicos. Uma expressão da forma P\toQ é uma proposição cuja leitura é “se P, então Q” e terá valor lógico F quando P for V e Q for F; caso contrário, será sempre V. Uma expressão da forma P\veeQ é uma proposição que se lê: “P ou Q”, e será F quando P e Q forem F; caso contrário, será sempre V. Uma expressão da forma P\wedgeQ, que se lê “P e Q”, será V quando P e Q forem V; caso contrário, será sempre F. Uma expressão da forma P\leftrightarrowQ, que se lê “P, se e somente se Q” será V quando P e Q tiverem o mesmo valor lógico, caso contrário, será sempre F. A forma ¬P simboliza a negação de P e tem valores lógicos contrários aos de P.

A partir dessas informações, julgue o item que se segue.

A proposição “Um engenheiro de som é desnecessário em um filme se, e somente se, o filme em questão é mudo” é logicamente equivalente a “Um engenheiro de som é desnecessário e o filme em questão é mudo ou um engenheiro de som é necessário e o filme em questão não é mudo”.
Considerando os símbolos normalmente usados para representar os conectivos lógicos, julgue os itens seguintes, relativos a lógica proposicional e à lógica de argumentação. Nesse sentido, considere, ainda, que as proposições lógicas simples sejam representadas por letras maiúsculas.
 
A expressão (¬ P) \wedge ((¬ Q) \vee R) ⇔ ¬ ( P \vee Q) \vee ((¬ P) \wedge R) é uma tautologia.
Seja K a expressão lógica: ¬(P ^ (Q v ¬P))

Em que:
"^" representa "e";
"v" representa "ou";
"¬" representa "negação";
"  \uparrow " representa "nand".

O que será obtido após a simplificação de K?
Para responder à questão leve em consideração as propriedades da Álgebra Booleana.

Que propriedade é aplicada na expressão p.(q+r) = (p.q)+(p.r) ?
Para responder à questão leve em consideração as propriedades da Álgebra Booleana.
 
É correto afirmar que a expressão (p+q).p resulta em: