Alfabetização Estética
Conforme Ferraz e Fusari (1999), " as atividades lúdicas são (...)indispensáveis à criança para a apreensão dos conhecimentos artísticos e estéticos, pois possibilitam o exercício e o desenvolvimento de alguns importantes aspectos nesta fase". Assinale a alternativa que contempla estes aspectos, conforme a visão das autoras.
Para Miriam Celeste Martins (1998), o objetivo maior de uma nutrição estética é provocar leituras que possam desencadear um aprendizado de arte ampliando as redes de significação do(a):
O livro Didática do Ensino da Arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer Arte (MARTINS PICOSQUE; e GUERRA, 1998) aborda a “Ciranda da metamorfose expressiva” referindo-se ao desenvolvimento expressivo da criança. As autoras apontam quatro movimentos, destacando que cada um tem uma beleza e uma significação próprias, e estudá-los ajuda a compor um pano de fundo para nutrir a leitura sobre o ser expressivo da criança.
 
São movimentos do desenvolvimento expressivo da criança, segundo as autoras:
A capacidade humana de reconhecer a emoção que vem da forma, do som, da cor, da harmonia de um gesto, ou da capacidade de expressão de um rosto foi se desenvolvendo aos poucos. Nas sociedades mais antigas, essas emoções estava misturadas a outras que diziam respeito, por exemplo, à religião e à pesquisa científica. A emoção que um egípcio sentia diante das pirâmides vinha provavelmente, tanto de sua forma como de sua devoção aos deuses e do respeito que tinha pelo faraó.
 
(Costa, 2004)
 
 
Para a autora, ao contrário dos egípcios antigos, é possível ver beleza em um templo, independentemente da crença, apenas por sua
Sobre a educação estética, é correto afirmar que:

I) O ensino-aprendizagem é voltado apenas para o “fazer” artístico.

II) Contribui para a ampliação das habilidades já existentes, estabelecendo uma relação de ligação entre o fazer e o pensar – refletir arte.

III) Práxis artística, baseada na preocupação com o aprofundamento dos conceitos, critérios e processos que levam os estudantes a dominarem a linguagem da arte;

IV) Preocupação na produção final, utilizando-se de diversas “técnicas” para atingirem as metas.

As alternativas corretas são: