Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 382 questões

Em tempos em que a sociedade brasileira encontra-se polarizada, dividida em extremos que pouco escutam e muito falam, o diálogo é fundamental e necessário, e encontra na teoria freireana alicerce fundamental. Diálogo pressupõe a escuta e o respeito ao outro, assim como a necessária compreensão de que não existem dicotomias de saberes quando se dialoga. É bem verdade que o diálogo freireano, ainda que sob forte componente filosófico-humanizador, integra-se fortemente ao campo educacional.
 
(RIBEIRO, 2018, Revista Horizontes)
 
Sobre Paulo Freire, é correto afirmar:
A instituição de um canto de leitura em uma sala de educação infantil é interessante por propiciar
Leia a sentença e assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação.
 
As discussões em torno da alfabetização e letramento não se configuram num modismo passageiro, mas em importantes objetos de pesquisas e discussões no campo educacional, articuladas ao trabalho em sala de aula. Partindo das contribuições de Paulo Freire(1991) e Magda Soares (2006) bem como outros autores que se debruçam neste campo de estudo, podemos definir que a relação entre alfabetização e letramento, inseridos no processo de aprendizagem, pode ser compreendida como
Os erros ortográficos estão sempre presentes nas dificuldades de aprendizagem dos alunos. A escrita da palavra “veis” no lugar de “vez” é um erro que pode ser classificado em qual categoria?
Observe a charge a seguir:
 
Fonte: http://totememtabu.blogspot.com.br/2008/03/mafalda-e-questo-qual-o-melhor-mtodo.html.
Acesso em 19 de dez. de 2014.
 
Segundo o dicionário Houaiss  de Língua Portuguesa (2001) alfabetizar é um ato ou efeito de ensinar as primeiras letras. Dessa forma, uma pessoa alfabetizada é aquela que domina a escrita e a leitura das primeiras letras.
 
Comparando a charge acima e o conceito de alfabetização, analise as afirmativas a seguir:

I.   O significado de alfabetização do dicionário Houaiss  está atualizado e em consonância com os estudos psicológicos e psicolinguísticos atuais.

II.   O conceito de alfabetização não é algo imutável, pelo contrário, sofreu e sofre alterações em decorrência das necessidades sociais e políticas, a ponto de já não se considerar alfabetizado aquele que apenas domina as habilidades de codificação e de decodificação.

III.   A ampliação do conceito de alfabetização se manifesta também na escola. Até muito recentemente, considerava-se que a entrada da criança no mundo da escrita se fazia apenas pela alfabetização, pelo aprendizado das “primeiras letras”, pelo desenvolvimento das habilidades de codificação e de decodificação. O uso da língua escrita, em práticas sociais de leitura e escrita, seria uma etapa posterior à alfabetização, devendo ser desenvolvido nas séries seguintes.

Estão corretas as afirmativas: