Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 66 questões

Sobre as alergias alimentares, pode-se afirmar que:
No que se refere à atenção nutricional nos ciclos da vida, julgue o item.

Segundo o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar de 2018, a alergia alimentar é considerada, atualmente, como um problema de saúde pública. Cerca de 80% das manifestações de alergia alimentar ocorrem com a ingestão de leite de vaca, ovo, soja, trigo, amendoim, castanhas, peixes e crustáceos. A alergia alimentar é definida como uma doença resultante de uma resposta imunológica anômala, que ocorre após a ingestão e(ou) o contato com determinado(s) alimento(s), e o alérgeno é qualquer substância capaz de estimular uma resposta de hipersensibilidade.
A RDC n.º 26/2015 dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares e a RDC n.º 54/2012 aborda o regulamento técnico sobre a informação nutricional complementar. Nesse contexto, julgue o item.
 
A informação nutricional complementar é qualquer representação que afirme, sugira ou implique que um alimento possui propriedades nutricionais particulares, compreendendo a menção de substâncias na lista de ingredientes, bem como os principais alimentos que causam alergias alimentares.
De acordo com o Consenso Brasileiro sobre Alergia Alimentar, publicado em 2018, os alérgenos alimentares relacionados a manifestações mais graves de alergia, são em geral termoestáveis e resistentes à ação de ácidos e proteases. Ainda, o consenso traz três possibilidades de um alimento induzir reações.
 
Sobre as formas de indução alérgica via alimentos, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
 
(  ) Quando o alimento é ingerido ou há contato com a pele ou o trato respiratório.
 
(  ) Quando ocorre a reatividade cruzada, houve produção de IgE específica e sensibilização após contato com o alimento.
 
(  ) Quando há reatividade cruzada entre um alérgeno inalável (ex. polens) responsável pela sensibilização e produção de IgE e ingestão do alimento.
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
É tido como um importante marcador do desenvolvimento de sensibilidade e alergia durante a primeira infância. Portanto, os níveis desse marcador durante o primeiro ano de vida podem fornecer informações prognósticas adicionais relacionadas às alergias. A qual marcador o enunciado se refere?