Ajuste de Avaliação Patrimonial
Julgue o item, relativo à contabilidade avançada.

Com as modificações havidas no texto da Lei das Sociedades por Ações, substituiu-se, na representação do patrimônio líquido, a reserva de reavaliação pelos ajustes de avaliação patrimonial. Tais ajustes constituem contrapartidas tanto de aumentos como de diminuições no valor atribuído a componentes, seja do ativo, seja do passivo.
Questão anulada
De acordo com a Lei 11.638/07, a conta "Ajustes de Avaliação Patrimonial" pertence ao Patrimônio Líquido, que deverá ser utilizada para registrar

Com relação a demonstrações contábeis, julgue o item abaixo.

Os ajustes de avaliação patrimonial, para mais ou para menos, que decorram da avaliação a preço de mercado de elementos do ativo e do passivo, têm de ser incluídos na demonstração do resultado do exercício como resultados não-operacionais, no mesmo exercício em que tais ajustes sejam efetuados, segundo o princípio da oportunidade.
Todavia, a execução dos pontos do programa é uma das consequências dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. Acima de tudo, é fundamental ressaltar que o comprometimento entre as equipes facilita a criação das diversas correntes de pensamento. O empenho em analisar o consenso sobre a necessidade de qualificação pode nos levar a considerar a reestruturação do investimento em reciclagem técnica.
Ao final de um exercício financeiro, cabe ao contabilista tomar uma série de providências para demonstrar corretamente a situação patrimonial da entidade com a qual trabalha. Acerca dessa matéria, julgue o item que se segue.

O valor de mercado deve ser o fator determinante dos ajustes de itens do ativo e do passivo cuja contrapartida é lançada à conta de patrimônio líquido, denominada ajustes de avaliação patrimonial.