Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 63 questões

Sobre os tipos de água para uso farmacêutico, analise as assertivas abaixo.

I. Água obtida de mananciais ou da rede de distribuição pública.

II. Água purificada, tratada por destilação ou processo similar; endotoxinas < 0,25 UI de endotoxina/mL.

É correto afirmar que as assertivas I e II correspondem, respectivamente, à caracterização de
Sobre Controle de Qualidade da água para utilização na indústria farmacêutica, é incorreto afirmar que
Acerca da manipulação de medicamentos, que é uma atividade especial das ciências farmacêuticas, julgue o item que se segue.
 
A água é considerada adjuvante na preparação de injetáveis, devendo ser potável, purificada e isenta de microrganismos.
A água utilizada na indústria farmacêutica deve apresentar características físico-químicas, biológicas e microbianas que dependem da finalidade para a qual se destinam. Existem diferentes sistemas de purificação que produzem água com diferentes graus de pureza, com objetivo de atender a diversas especificações presentes nas monografias.
 
Associe corretamente o tipo de água à sua característica.
 
TIPOS DE ÁGUA 
 
(1) Água destilada
 
(2) Água deionizada
 
(3)Água de osmose reversa
 
CARACTERÍSTICAS
 
(...) Água purificada por meio da passagem em membranas semipermeáveis, apresentando eficiente remoção de íons e microrganismos.
 
(...) Água resultante da passagem em resinas de troca iônica, catiônicas e aniônicas, tendo os íons removidos, produzindo água purificada para uso rotineiro.
 
(...) Água que, após passar por mudança de fase com temperaturas elevadas, resulta em água sem contaminantes químicos e microbiológicos para uso em injetáveis.
 
A sequência correta dessa associação é
A água utilizada para preparações estéreis, de pequeno ou grande volume, é chamada de água para injetáveis. Esse tipo de água pode ser usado na fabricação de medicamentos estéreis, como excipiente de produtos farmacêuticos, veículo para administração de medicamentos por via parenteral, ou limpeza de equipamentos para preparação de medicamentos parenterais. A produção de água para injeção deve ser feita de forma criteriosa, seguindo os requisitos estabelecidos, pois não são permitidos contaminação microbiana e formação de endotoxinas. O processo de obtenção da água para injetáveis deve ser robusto e ter bom desempenho, sendo capaz de remover contaminantes químicos e microbiológicos. Diversas etapas são necessárias para a purificação da água e obtenção da água para injetáveis dentro dos parâmetros aceitáveis para uso via parenteral.
 
Numere as etapas a seguir de forma a obter um sistema de purificação de água, começando pela água fornecida por companhia local até obtenção de água para injetáveis.
 
( ) Deionização.
 
( ) Destilação.
 
( ) Adsorção por carvão ativado.
 
( ) Pré-filtração.
 
A sequência correta dessa ordenação é