Agropecuária no Mundo
Percebemos, cada vez mais, que a adoção de políticas descentralizadoras apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção dos paradigmas corporativos. É claro que a consulta aos diversos militantes desafia a capacidade de equalização das condições inegavelmente apropriadas. No mundo atual, a complexidade dos estudos efetuados faz parte de um processo de gerenciamento dos métodos utilizados na avaliação de resultados. Tendo em vista, a determinação clara de objetivos possibilita uma melhor visão global do impacto na agilidade decisória.
Observe a imagem.
 
 
Com base nos conhecimentos sobre o espaço agrário dos Estados Unidos, pode-se relacionar a essa propriedade as seguintes características:
O século XX terminou, sobretudo, sob o signo da mundialização do capital e sob o fim do socialismo nos países do Leste Europeu. Os países do terceiro mundo com dívidas externas elevadas submeteram-se de forma pacífica às políticas impostas pelo FMI. O Brasil assistiu, no início da década de 90, dois planos de controle financeiro e inflacionário, primeiro o Plano Collor e o confisco temporário do dinheiro depositado nos bancos. Em 1992, o país assistiu a Eco-92 e a pressão política sobre seu governo em decorrência do crescimento do desmatamento da Amazônia. Em seguida, com a saída de Fernando Collor de Mello e sua substituição por Itamar Franco, vieram o Plano Real, a eleição de Fernando Henrique Cardoso e a prevalência das políticas patrocinadas pelo FMI. Em resposta direta à expansão das culturas de exportação, particularmente da soja, os movimentos sociais exerceram forte pressão social pela Reforma Agrária.

A. U. Oliveira. A Amazônia e a nova geografia da produção da soja. In: Terra Livre, n.º 26, p. 13-44, 2006 (com adaptações).
 
Considerando o texto acima como referência inicial, julgue (C ou E) o item seguinte.
 
O aumento mundial da produção de soja, na última década, decorre das possibilidades reais de expansão de sua área cultivada em nível global, frente à diminuição dessas áreas em países da América do Sul, como Brasil, Argentina e Paraguai.
Sobre a agricultura mundial nas décadas iniciais do século XXI, é INCORRETO afirmar que:
Questão anulada
Observe a figura.
 
A Exportação de Produtos Agrícolas e Alimentícios no Mundo (2010)
 
 
(www.sciences-po.fr/cartographie)

Analisando a figura, pode-se afirmar corretamente que