Agricultura e Agronegócio
A economia do Maranhão e do Piauí vem apresentando um certo crescimento, nos dias correntes de 2006, graças, como ocorreu no Centro-Oeste brasileiro e mesmo no Sul, ao desenvolvimento de agronegócios, centrados na exportação de


Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando aspectos marcantes da realidade econômica e política mundial contemporânea, julgue o item que se segue.

O Brasil, considerado país emergente, busca situar-se no mercado global altamente competitivo e tem no agronegócio um  importante instrumento para melhorar seu posicionamento na economia mundial.
            Os catastrofistas avisam: acabou a era da comida barata. O boom dos biocombustíveis e o enriquecimento dos chineses estão por trás do mais recente bicho-papão dos economistas, a agflação, termo que descreve a inflação de produtos agrícolas. Historicamente, a tendência dos preços dos alimentos é de queda, por causa dos ganhos em produtividade provenientes de avanços tecnológicos. Porém, o aumento da demanda por grãos para produzir biocombustíveis e o crescimento do consumo de proteínas na China podem ter acabado com essa fase de pechinchas. Os preços dos alimentos estão subindo em ritmo preocupante na Europa, na China, na Índia e nos EUA.

O Estado de S.Paulo, 1/7/2007. p. B21 (com adaptações).

Com referência às idéias e às estruturas do texto acima, e considerando a amplitude do tema por ele abordado, julgue os itens

Nos últimos anos, o Brasil tem se destacado no setor do agronegócio, com uso intensivo de modernas tecnologias e significativo peso na pauta de exportações do país.
Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a determinação clara de objetivos faz parte de um processo de gerenciamento dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência. Nunca é demais lembrar o peso e o significado destes problemas, uma vez que a consolidação das estruturas prepara-nos para enfrentar situações atípicas decorrentes das novas proposições. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o consenso sobre a necessidade de qualificação afeta positivamente a correta previsão das formas de ação. Percebemos, cada vez mais, que o desafiador cenário globalizado obstaculiza a apreciação da importância das condições inegavelmente apropriadas.
A nível organizacional, o acompanhamento das preferências de consumo obstaculiza a apreciação da importância dos paradigmas corporativos. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o fenômeno da Internet promove a alavancagem dos métodos utilizados na avaliação de resultados. O que temos que ter sempre em mente é que a mobilidade dos capitais internacionais não pode mais se dissociar das diretrizes de desenvolvimento para o futuro.
Neste sentido, o início da atividade geral de formação de atitudes talvez venha a ressaltar a relatividade de todos os recursos funcionais envolvidos.