Agenda 21

            Nos últimos anos, o zoneamento ecológico-econômico (ZEE) tem sido a proposta do governo brasileiro para subsidiar as decisões de planejamento social, econômico e ambiental do desenvolvimento e do uso do território nacional em bases sustentáveis.

            Nesse sentido, o ZEE torna-se um importante instrumento para subsidiar a formulação de políticas territoriais da União, estados e municípios, orientando os diversos níveis decisórios na adoção de políticas convergentes com as diretrizes de planejamento estratégico do país. Busca, assim, conservar o capital natural e diminuir os riscos dos investimentos.

            O ZEE, ao dispor de um mecanismo integrado de diagnóstico sobre o meio físico-biótico, a socioeconomia e a organização institucional, bem como de diretrizes pactuadas de ação entre os diferentes interesses dos cidadãos, pode contribuir para que o sistema de planejamento oriente os esforços de investimentos do governo e da sociedade civil segundo as peculiaridades das áreas definidas como zonas e tratadas como unidades de planejamento.

Internet: <http:/www.mma.gov.br>. Acesso em 11/1/2002.

Considerando o texto acima e com relação ao ZEE, julgue o item a seguir.

O programa ZEE pode auxiliar na implementação da Agenda 21.
O mundo contemporâneo volta-se para as questões ambientais como em nenhuma outra época da História. Isso deve-se, entre outras razões, à crescente consciência de que o progresso a qualquer custo pode significar um preço alto demais e inviabilizar a própria vida no planeta. Sob a óptica do desenvolvimento sustentável, que ganha crescente importância na atualidade, julgue o item abaixo.
 
Resultante de estudos e encontros internacionais, a Agenda 21 corresponde a um documento-síntese, assinado por todos os Estados soberanos existentes no mundo, que é um autêntico compromisso moral: eliminar, até o ano 2021, todas as formas de produção que degradem o ambiente.
O empenho em analisar a complexidade dos estudos efetuados auxilia a preparação e a composição do impacto na agilidade decisória. A nível organizacional, o novo modelo estrutural aqui preconizado nos obriga à análise das diretrizes de desenvolvimento para o futuro. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual o fenômeno da Internet maximiza as possibilidades por conta da gestão inovadora da qual fazemos parte.
Ainda assim, existem dúvidas a respeito de como a necessidade de renovação processual agrega valor ao estabelecimento de alternativas às soluções ortodoxas. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a hegemonia do ambiente político maximiza as possibilidades por conta dos modos de operação convencionais.
A Conferência Rio +20 tem como objetivo assegurar um comprometimento político renovado com o desenvolvimento sustentável em diversos campos estratégicos, assim como nas cidades. Com relação a esse assunto, julgue o item que se segue.

Duas décadas após a elaboração da Agenda 21, não foram encontradas soluções duradouras para problemas relacionados ao abastecimento, gestão de recursos hídricos, moradia e transporte. A falta de apoio das instituições internacionais de financiamento ajuda a explicar a permanência desse quadro.