Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 96 questões

No que se refere à história da educação ambiental, julgue o item a seguir.

A Agenda 21 enfatiza o papel da educação na promoção do desenvolvimento sustentável mediante a universalização da educação básica e a promoção da educação ambiental.
Todavia, a consolidação das estruturas obstaculiza a apreciação da importância das condições inegavelmente apropriadas. As experiências acumuladas demonstram que o comprometimento entre as equipes garante a contribuição de um grupo importante na determinação do sistema de participação geral. No mundo atual, a execução dos pontos do programa oferece uma interessante oportunidade para verificação das formas de ação.
A partir da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, foram feitos avanços significativos no que diz respeito à inserção de parâmetros nos instrumentos de gestão urbana que resultaram no documento conhecido como Agenda 21, em 1992. Da Conferência Habitat II, em Istambul, em 1996, até o presente, passou-se a considerar sustentáveis as cidades cujo desenvolvimento busque o equilíbrio entre crescimento econômico, equidade social e preservação ambiental.
 
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue o item que se segue, relativo à Agenda 21 e à Agenda Habitat.
 
O novo modelo de desenvolvimento configurado pela Agenda 21 objetiva conciliar justiça social, eficiência econômica e equilíbrio ambiental, daí resultando o que se entende hoje por desenvolvimento sustentável.
A Agenda 21 brasileira é um instrumento que permite definir e implementar políticas públicas com base em um planejamento participativo voltado para as prioridades do desenvolvimento sustentável. Ela possui 21 objetivos prioritários que, por sua vez, são constituídos de diversas ações e recomendações.

Uma ação pertinente ao objetivo de “produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício” é a de
Ao tratar do uso de mecanismos e instrumentos de mercado na implementação das políticas ambientais, a Agenda 21 brasileira estabelece que os instrumentos econômicos pretendem estimular comportamentos de produção, de consumo e de investimento no sentido da sustentabilidade ambiental.

O estímulo a tais comportamentos ocorre por meio de