Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 58 questões

A consciência afetiva é a forma pela qual o psiquismo emerge da vida orgânica: corresponde à sua primeira manifestação. Pelo vínculo imediato que se instaura com o ambiente social, ela garante o acesso ao universo simbólico da cultura, elaborado e acumulado pelos homens ao longo de sua história. Dessa forma é ela que permitirá a tomada de posse dos instrumentos com os quais trabalha a atividade cognitiva. Neste sentido, ela lhe dá origem.
 
(Adaptado de: DANTAS, H. “Afetividade e a construção do sujeito na psicogenética de Wallon”. In: Piaget, Vygotsky, Wallon: Teorias
Psicogenéticas em Discussão, 1992, p. 85 e 86)
 
De acordo com o texto,
“Como prática estritamente humana, jamais pude entender a educação como experiência fria, sem alma, em que os sentimentos e as emoções, os desejos, os sonhos devessem ser reprimidos por uma espécie de ditadura racionalista. Nem tampouco jamais compreendi a prática educativa como uma experiência a que faltasse rigor em que se gera a necessária disciplina intelectual.”
 
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à pratica educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996).
 
Assinale a alternativa correta quanto a concepção do autor no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem.
A teoria psicogenética que defende o desenvolvimento do indivíduo a partir da interação do potencial genético, típico da espécie e uma grande variedade de fatores ambientais, com foco na interação da criança com o meio, numa relação complementar e recíproca entre os fatores orgânicos e sociocultrais, foi apresentada por:
Pura Lucia Oliver Martins, citando Ives de La Taille, afirma que as pesquisas de Vygostsky indicam a motivação, inclinações, necessidades, interesses, impulsos, afeto e emoção como alicerces da cognição. Assim, pode-se afirmar que assume uma posição central na formação da pessoa e no seu desenvolvimento cognitivo a dimensão:
Assinale a alternativa incorreta. A prática da Educação Infantil deve se organizar de modo que as crianças desenvolvam as seguintes capacidades: