Advérbio
Desta maneira, o julgamento imparcial das eventualidades estimula a padronização de alternativas às soluções ortodoxas.
Esgotado por sucessivas batalhas, convencido da inutilidade de seguir lutando e tendo decidido ser preferível capitular a perder não só a liberdade como a vida, no verão de 1520 o rei asteca Montezuma,  prisioneiro dos espanhóis, concordou em entregar a Hernán Cortés o vasto tesouro que seu pai, Axayáctl, reunira com tanto esforço, e em jurar lealdade ao rei da Espanha, aquele monarca distante e invisível cujo poder Cortés representava. Comentando a cerimônia, o cronista espanhol Fernando de Oviedo relata que Montezuma chorou o tempo todo, e, apontando a diferença entre o encargo que é aceito voluntariamente por uma pessoa livre  e   o   que   é   pesarosamente  executado por alguém acorrentado, Oviedo cita o poeta romano Marcus Varro, "O que é entregue à força não é serviço, mas espoliação".

Segundo todos os testemunhos, o tesouro real asteca era magnífico e ao ser reunido diante dos espanhóis formou três grandes pilhas de ouro compostas, em grande parte, de utensílios requintados, que sugeriam sofisticadas cerimônias sociais: colares intrincados, braceletes, cetros e leques decorados com penas multicoloridas, pedras preciosas, pérolas, pássaros e flores cuidadosamente cinzelados.   Essas peças, segundo o próprio Cortés, "além de seu valor, eram tais e tão maravilhosas, que, consideradas por sua novidade e estranheza, não tinham preço, nem é de acreditar que algum entre todos os Príncipes do Mundo de que se tem notícia pudesse tê-las tais, e de tal qualidade".

Montezuma pretendia que o tesouro fosse um tributo de sua corte ao rei espanhol. Mas os soldados de Cortés exigiram que o tesouro fosse tratado como butim e que cada um deles recebesse uma parte do ouro. Feita a partilha entre o rei da Espanha, o próprio Cortés e tantos outros envolvidos, chegava-se a cem pesos para cada soldado raso, uma soma tão insignificante diante de suas expectativas que, no fim, muitos se recusaram a aceitá-la.
 
Cedendo à vontade de seus homens, Cortés ordenou aos afamados ourives de Azcapotzalco que convertessem os preciosos objetos de Montezuma em lingotes, em que se estamparam as armas reais. Os ourives levaram três dias para realizar a tarefa. Hoje, os visitantes do Museu do Ouro de Santa Fé de Bogotá podem ler, gravados na pedra sobre a porta, os seguintes versos, dirigidos por um poeta asteca aos conquistadores espanhóis: "Maravilho-me de vossa cegueira e loucura, que desfazeis as joias bem  lavradas para fazer delas vigotes".

(Adaptado de Alberto Manguel,  À mesa com o Chape-leiro Maluco: ensaios sobre corvos e escrivaninhas.
Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Companhia das Letras, 2009, p. 21-22)  

No início do parágrafo 2, o segmento que corresponde a uma circunstância de tempo é

Todas estas questões, devidamente ponderadas, levantam dúvidas sobre se a crescente influência da mídia possibilita uma melhor visão global dos conhecimentos estratégicos para atingir a excelência.
O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o comprometimento entre as equipes representa uma abertura para a melhoria dos níveis de motivação departamental. No mundo atual, a contínua expansão de nossa atividade maximiza as possibilidades por conta do retorno esperado a longo prazo.

A questão de número baseia-se no texto apresentado a seguir.

            ... Virgília cingiu-me com seus magníficos braços, murmurando:

            - Amo-te, é a vontade do céu.

            E esta palavra não vinha à toa; Virgília era um pouco religiosa. Não ouvia missa aos domingos, é verdade, e creio até que só ia às igrejas em dia de festa, e quando havia lugar vago em alguma tribuna. Mas rezava todas as noites, com fervor, ou, pelo menos, com sono.


(Machado de Assis. Memórias póstumas de Brás Cubas. Obra completa. Org. A. Coutinho. Volume I. Rio de Janeiro: Aguilar, 1959, p. 474)

Considere o segmento transcrito abaixo para responder à questão.

... e creio até que só ia às igrejas em dia de festa, e quando havia lugar vago em alguma tribuna.

Até, tendo em vista seu emprego nesse segmento, classifica-se como