Administração da Produção e Operações

Um pedido de 100 unidades de um produto está sendo processado nos centros de trabalho A e B. O tempo de preparação em A é de 30 minutos, e o tempo de operação é de 10 minutos por peça. O tempo de preparação em B é de 50 minutos, e o tempo de operação é de cinco minutos por peça. O tempo de espera entre os dois centros de trabalho é de quatro horas. O tempo de transporte entre A e B é de dez minutos. O tempo de espera após a operação B é de quatro horas, e o tempo de transporte até as lojas é de 15 minutos. Não existe fila em nenhuma das duas estações de trabalho.

O manufacturing lead time (MLT) total para o pedido é de:

No que se refere ao plant-layout (arranjo físico) de um ambiente de produção, é incorreto afirmar:
Os dados da Tabela abaixo ilustram o que uma empresa produz para uma determinada linha de produto. Estes dados foram anotados durante quatro meses consecutivos. Tomando como base 100 em março, o índice de produtividade de horas trabalhadas em maio é igual a:


Considerando os conceitos e aplicações gerais de administração, julgue o item.

Na representação gráfica do ciclo de vida típico de um produto, cujo estudo constitui uma das ferramentas usadas para se selecionarem estratégias, enquanto o volume de vendas começa a declinar somente na última etapa do ciclo, os custos unitários são cadentes já a partir da etapa de crescimento.
A fábrica de alimentos Komossim produz macarrão instantâneo e começou a perceber que as vendas desse produto, ao longo do último ano, vêm apresentando baixo crescimento, mesmo sendo conhecido e aceito pela grande maioria dos compradores em potencial. Além disso, novos concorrentes têm feito seguidas tentativas de entrada no mercado, e os lucros da Komossim com a comercialização de macarrão instantâneo têm declinado em função desse aumento de concorrência.

Levando em consideração o ciclo de vida dos produtos, em qual estágio se encontra o macarrão instantâneo da Komossim?