Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 255 questões


            Uma organização pública modificou sua estrutura organizacional com objetivo de valorizar a meritocracia na ascensão funcional, criar indicadores de desempenho organizacional e modificar os processos e controles, de maneira que os órgãos subordinados e vinculados a essa organização tivessem maior autonomia gerencial.

Considerando essa situação hipotética bem como o processo geral de reestruturação de órgão público, julgue o item a seguir.

A mudança da estrutura organizacional para a valorização da meritocracia conforma-se com os fundamentos da teoria da burocracia.
Observe a afirmativa:

“________________ surge na segunda metade do século XIX, na época do Estado Liberal, como forma de combater a corrupção e o nepotismo. Também constitui princípios orientadores do desenvolvimento profissional, a ideia de carreira, a hierarquia funcional e a impessoalidade”.

Entre os modelos básicos da administração pública, aquele que preenche o espaço para corresponder à afirmativa é:
No Brasil, a Administração Pública pode ser compreendida e analisada conforme três grandes modelos: Patrimonialista, Burocrático e Gerencial. Neste contexto, o modelo focado nos princípios de formalização e profissionalismo, fazendo uso de hierarquias bem definidas é chamado de:
Em face da exigência de controle que norteia toda a atividade organizacional, surgem as consequências imprevistas da burocracia. Entre as disfunções da burocracia está a
A administração e a Administração Pública apropriaram- se dos conceitos da teoria weberiana de burocracia, adaptando-a aos pressupostos organizacionais administrativos. Faz parte das características da organização burocrática a