Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 1033 questões

O pensamento abaixo em que o vocábulo sublinhado NÃO pertence à classe dos adjetivos é:
BEM PERTO DE LEO
 
Christophe Honoré
 
Capítulo I
 
Marcelinho. Era assim que eles me chamavam.
 
Pra mim, se eles me chamassem de Marcelo também tava bom, só que eles têm essa mania, já estou com mais de dez anos mas não adianta. Se acostumaram. Querem ser bonzinhos comigo. Ou rir da minha cara. Sei lá, uma mistura danada de boas intenções que deve me deixar incrivelmente legal aos olhos deles.
 
Marcelinho. Até que eu gosto. Fico mais diferenciado dos meus três irmãos. Dá pra perceber muito bem que eu sou o irmão mais moço, o caçulinha, o “queridinho da vovó”, como diz a vovó.
 
Três irmãos.
 
Grandes, mas grandes pra valer. Tipo caras que saíram do colégio há décadas. Só que os três continuam morando lá em casa.
 
Tristão: 21.
 
Leo: 19.
 
Pedrinho: 17. Não teve erro. Tipo relógio. Um filho de dois em dois anos, sempre em fevereiro. Pinta fevereiro, paf, filho!
 
Quando pergunto a minha mãe por que razão exatamente eu cheguei com:
 
(172)(17-2)
105{ \large-10 \over5}
 
cinco anos de atraso, ela olha pra mim como se eu estivesse querendo que ela me explicasse a existência do mundo. Em geral ela faz uma
festinha na minha bochecha com uma das mãos e me dá um tapinha na testa com a outra e ao mesmo tempo fala baixinho: “Não se preocupe, meu coração, vai passar”.
 
Eu não me preocupo, mas sei lá, quando me dizem esse tipo de coisa fico todo arrepiado, a impressão que eu tenho é de que estão me escondendo um segredo de Estado.
 
É por isso que em geral não tenho coragem de insistir. Fico pensando que se eles, os meus pais, resolveram esperar cinco anos, a explicação só pode ser uma coisa bem ruim. Mas deixa pra lá, o que importa é que afinal eles se decidiram. Se não tivessem se decidido eu ia continuar sei lá onde, esperando que alguém se lembrasse de mim pra poder sair. [....]
 
Adaptado de: HONORÉ, Chistophe. Bem perto de Leo. Tradução de Heloisa Jahn. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 7-8.
 
 
Qual dos adjetivos a seguir expressa uma característica relacionada aos pais de Marcelinho?
Apenas uma das palavras em negrito, nos períodos abaixo, é um adjetivo. Assinale a opção em que ela se encontra.
Aponte a opção incorreta na correspondência entre a locução adjetiva em negrito e o adjetivo entre parênteses.
“Aquilo que não entra nos debates das classes ‘cultas’ não tem uma linguagem estabilizada na qual expressar-se, e seria ridículo esperar que o homem da multidão, desprovido do apoio de chavões consagrados, conseguisse inventar na hora os meios de transmitir impressões pessoais diretas. O que não se consegue falar acaba-se esquecendo. O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.”

Trecho extraído do texto Os iluminados, de Olavo de Carvalho, 2005.
 
Ainda sobre o termo “medíocre”, presente na última frase do texto, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.
 
I. Trata-se de um adjetivo.
II. Sua formação se relaciona com o termo “médio”, significando mediano, regular.
III. Está empregado no singular.
IV. Pode ser usado tanto para qualificar um termo masculino quanto feminino.