Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 134 questões

Tomando a jurisprudência, como sendo a ciência do Direito vista com sabedoria, na hipótese de sua aplicação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) sobre o relatório de gestão do exercício da ABDI, elaborado em atenção ao disposto na Lei nº 11.080/2004, no Decreto nº 5.352/2005, e nos termos do art. 70 da Constituição Federal, sem prejuízo de outras especificações e exigências do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, do Tribunal de Contas da União, e da Controladoria Geral da União, e supondo que a ABDI tenha sofrido representação acerca de suposto descumprimento de princípios em seu contrato de gestão, princípios previstos na Constituição, na Lei e no Decreto já citados, o TCU em tese proferirá sua opinião favorável à ABDI se a mesma observou os seguintes, princípios, exceto:
Considere o orçamento executado pelas organizações públicas e que um dos elementos do ciclo orçamentário da União se refira ao controle e à avaliação.

Nesse contexto de esfera federal, temos a(s) seguinte(s) instituição(ões) que exerce(m) o controle externo:
No que se refere aos tipos de controle e atuação dos tribunais de contas, julgue o item que se segue.
 
O controle externo, a cargo do Congresso Nacional, é exercido na fiscalização da administração direta e indireta da União, incluindo-se as sociedades de economia mista, em que há gestão de recursos privados.
Com relação aos recursos de administração, ao controle da atividade financeira do Estado, à lei de improbidade administrativa e à prescrição administrativa, julgue o item.
 
O sistema de controle interno da União fiscaliza os atos administrativos inerentes à atividade financeira e orçamentária dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e do Ministério Público da União, no que se refere à legalidade e legitimidade.
A respeito do controle exercido pelos tribunais de contas, julgue o item a seguir.
 
Além de verificar se os atos dos administradores estão em conformidade com as leis ou os regulamentos, as auditorias realizadas pelo Tribunal de Contas da União também avaliam o desempenho e os resultados da gestão pública.