Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 81 questões

O Regime Militar no Brasil teve início em 1964, com a destituição do então presidente João Goulart, e se estendeu até 1985. Dentre as alternativas a seguir, assinale a que NÃO indica um dos presidentes do país durante o período militar.
Em 1930 chegou ao fim o período chamado de primeira república. Apesar da superação pacífica do antigo regime, teve início um período conturbado da história política brasileira. Em relação a esse tema, julgue o item que se segue.
 
A Constituição de 1988 garantiu direitos civis de minorias e criou condições necessárias para o desenvolvimento por meio de medidas de liberalização econômica, particularmente nas áreas de petróleo e energia, portos e telecomunicações.
No Brasil, o início dos anos 60 do século passado foi marcado pela elevação da temperatura política: o debate de idéias e de projetos para o país, em marcha ascendente desde a década anterior, alcançava dimensão muito mais vigorosa, provavelmente refletindo, entre outras, as repercussões da Revolução Cubana. Vivia-se a tensão do confronto ideológico entre esquerda e direita. Em 1964, um golpe de Estado interrompeu esse processo e instaurou um regime de força que, por cerca de vinte anos, conduziu o Estado brasileiro. Esgotado esse modelo político, em meio a uma grave crise econômica, procedeu-se à transição que faria o país retornar ao leito democrático. No que se refere a esse período da História brasileira, julgue o item que se segue.
 
Eleito diretamente, Tancredo Neves foi o presidente que comandou o processo de redemocratização do país. Sua morte impediu que completasse o mandato, sendo substituído pelo vice-presidente Itamar Franco.
O longo caminho de volta à democracia, após a ditadura militar, atingiu seu ponto culminante com a promulgação da Constituição Federal de 1988.

A atual Constituição vigente no país estabeleceu a

Entre 1945 e 1964, o Brasil conheceu difícil e complexa experiência democrática, cujo epílogo foi o golpe de estado que derrubou o governo Goulart. Após duas décadas de regime autoritário, inicia-se nova fase democrática que tem na Constituição de 1988 seu marco jurídico-político. Relativamente à trajetória histórica do Brasil contemporâneo, assinale a opção correta.