A Redemocratização e a Constituição de 1946
Em 1930 chegou ao fim o período chamado de primeira república. Apesar da superação pacífica do antigo regime, teve início um período conturbado da história política brasileira. Em relação a esse tema, julgue o item que se segue.
 
As eleições livres e democráticas de 1945 redundaram em um crescimento expressivo do PCB, que, no entanto foi banido em 1947.
Implantada a partir da queda do Estado Novo de Vargas (1945), a República Liberal (1946-1964) viu o Brasil industrializar-se e urbanizar-se, conhecendo inédita experiência democrática, com partidos nacionais, eleições periódicas e ampliação dos mecanismos de participação política. Todavia, graves foram as crises desse período, que culminaram no golpe de 1964. No que se refere a esse período, julgue (C ou E) o item subsequente.
 
A Constituição de 1946 seguiu o modelo liberal-democrático mas, na área trabalhista, adotou um modelo corporativo herdado da década anterior.
Em 1945, iniciou-se a redemocratização do Brasil e, no ano seguinte, o general Eurico Gaspar Dutra foi eleito presidente da República por voto popular. No que se refere a esse assunto, julgue o item subsequente.
 
Nas eleições de 1945, Getúlio Vargas comprovou sua popularidade e sua força eleitoral.
No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue o item a seguir.
 
A Constituição de 1946, embora garantisse a livre manifestação, não tolerava a propaganda de processos violentos considerados subvertedores da ordem política e social.
Ainda hoje, as interpretações mais difundidas, embora reconheçam a inequívoca vocação democrática da Constituição de 1946, sublinham suas limitações e sua incidência sobre aquilo que consideram ser a fragilidade da experiência democrática brasileira nesse período.
 
(Schwarcz, L. M.; Starling, H. M. Brasil: uma biografia.
São Paulo: Companhia das Letras, 2015. Adaptado)
 
Entre as limitações citadas no trecho, é correto identificar