Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 47 questões

Atenção: a questão a seguir se refere à História do Amapá.
 
Considere o trecho a seguir:
 
(...) décadas após a independência, as comunicações entre a sede do Império do Brasil e províncias como o Pará e o Maranhão eram rarefeitas e difíceis. Também após a independência, no Parlamento, há queixas constantes em relação ao tempo para obter respostas de autoridades do extremo norte, que poderiam levar quase um ano.
 
(MACHADO, André Roberto de A. Para além das fronteiras do Grão-pará: o peso das relações entre as províncias no xadrez da
independência (1822-1825). Outros Tempos, v. 12, n. 20, 2015. p. 6)
 
Um dado importante na história da Região Norte, ressaltado no trecho acima, é
A decisão do rompimento, porém, era definitiva. E, mais importante, havia sido tomada com todos os cuidados para evitar agitações de rua.
Exatamente como pretendeu e planejou o “Patriarca da Independência”, José Bonifácio de Andrada e Silva, principal ministro de dom Pedro a partir de janeiro de 1822.
 
(TEIXEIRA, 2000, p. 163)

A análise do texto e os conhecimentos sobre o período referido permitem afirmar:
A independência do Brasil foi um processo liderado, em grande parte, pelos grupos que tiveram os maiores benefícios com a separação entre o Brasil e Portugal. Esses grupos foram os
Sobre a Independência do Brasil, é CORRETO afirmar que
Em finais do século XVIII e início do XIX, a Europa se viu imersa em uma série de eventos que alterariam substancialmente as relações políticas e sociais dentro do “velho continente”. O Brasil, particularmente, foi afetado diretamente com essas transformações, levando-o à separação política de Portugal.
 
Em relação ao processo de independência do Brasil, assinale a alternativa CORRETA.