Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 57 questões

Pensando mais a longo prazo, o surgimento do comércio virtual nos obriga à análise dos relacionamentos verticais entre as hierarquias. A nível organizacional, o fenômeno da Internet ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança da gestão inovadora da qual fazemos parte. O que temos que ter sempre em mente é que o desafiador cenário globalizado apresenta tendências no sentido de aprovar a manutenção das novas proposições. Podemos já vislumbrar o modo pelo qual a consolidação das estruturas não pode mais se dissociar das posturas dos órgãos dirigentes com relação às suas atribuições. O incentivo ao avanço tecnológico, assim como o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação pode nos levar a considerar a reestruturação do levantamento das variáveis envolvidas.
No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue o item a seguir.
 
A oposição das elites conservadoras ao governo de João Goulart acirrou-se devido ao sucesso financeiro e às reformas estruturais do Plano Trienal.
Na esfera política, paralelamente à mobilização da sociedade, tornou-se mais nítida a crescente definição ideológica dos agrupamentos que, em vários casos, vinha do período Juscelino e ultrapassava os limites dos partidos. Com essa ressalva, devemos notar o avanço do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), fato que por si só punha em risco a aliança desse partido com o Partido Social Democrático (PSD). O PTB beneficiou-se inicialmente da ilegalidade do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e recolheu muitos votos destinados antes aos comunistas, tendo sido o partido que mais cresceu no período 1945-1964. O PSD e a União Democrática Nacional (UDN) somados elegeram 81% dos deputados federais em 1945, mas 51% nas eleições de 1962.

Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo e Fundação do Desenvolvimento da Educação, 1995, p. 450 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando a história brasileira entre o fim do Estado Novo, em 1945, e a ruptura institucional de 1964, julgue o item subsecutivo.
 
Adversários históricos, PSD e UDN passaram a atuar em convergência, no Congresso Nacional, na fase final do governo João Goulart, para o combate às chamadas reformas de base, opondo-se, muito especialmente, à reforma agrária e à política externa independente.
No que se refere à República brasileira entre 1889 e 1964, julgue o próximo item.
 
O fato de a burguesia ter se voltado contra o governo e as instituições democráticas, devido à instabilidade provocada pela radicalização e às ameaças em seus interesses econômicos, constitui uma causa do golpe militar de 1964.
No Brasil, o início dos anos 60 do século passado foi marcado pela elevação da temperatura política: o debate de idéias e de projetos para o país, em marcha ascendente desde a década anterior, alcançava dimensão muito mais vigorosa, provavelmente refletindo, entre outras, as repercussões da Revolução Cubana. Vivia-se a tensão do confronto ideológico entre esquerda e direita. Em 1964, um golpe de Estado interrompeu esse processo e instaurou um regime de força que, por cerca de vinte anos, conduziu o Estado brasileiro. Esgotado esse modelo político, em meio a uma grave crise econômica, procedeu-se à transição que faria o país retornar ao leito democrático. No que se refere a esse período da História brasileira, julgue o item que se segue.
 
O governo João Goulart distinguiu-se pela recusa sistemática em propor reformas para o país, o que explica a facilidade com que foi derrubado, em 1964, por grupos extremistas de esquerda.