Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 71 questões

No início da colonização, os perós (portugueses) aproveitaram-se da desorganização das tribos que já se encontravam em guerra, uma contra outras, antes da chegada do branco. Além disso, as armas de fogo, e a chegada em grande quantidade de portugueses nas primeiras expedições colonizadoras, garantiram, no inicio o domínio do litoral. Mas não tardou e os tupinambás, sob o comando do cacique Cunhambebe e do cacique Aimberê, com apoio dos franceses comerciantes de arabutã (pau-brasil), conseguiram formar uma grande aliança de tribos inimigas dos portugueses, acima das rivalidades e divisões dos povos, contra a invasão de suas terras e a escravidão de seus povos.” (adap.)

Essa união de tribos foi batizada de:
 
(Recuperación de La Bahía de Todos los Santos.
Juan Bautista Maíno, c. 1634‐35. Óleo sobre tela 309 x 381 cm)

O quadro acima, do artista barroco espanhol Juan Bautista Maíno (1581‐1649), retrata a reconquista da Baía de Todos os Santos, no Brasil, para a Espanha, em 1º de maio de 1625, ocupada um ano antes pelos holandeses.

Com relação à ocupação holandesa da Bahia e a reconquista da região para a Espanha, e com base na imagem, analise as afirmativas a seguir.

I. O quadro realiza uma alegoria da pacificação, presente no primeiro plano, com um ferido da batalha sendo atendido por uma mulher acompanhada de crianças, e os demais combatentes ajoelhados, em posição de prece, diante da representação do Rei.

II. À direita do quadro a representação do rei espanhol simboliza a restauração do domínio colonial sobre o Atlântico Sul e exalta triunfalmente o sucesso da campanha hispano-portuguesa contra os holandeses.

III. No plano de fundo, a vista da baía, com barcos e tropas, mostra a importância da defesa e preservação da região por ser ponto estratégico da articulação comercial com a África e ponta de lança para atingir as demais capitanias do Nordeste.

Assinale:
Após invadirem o nordeste brasileiro, os holandeses conquistaram o apoio de alguns importantes senhores de engenho e proprietários de terras. Esse apoio foi obtido com a ajuda de várias medidas empregadas pelo governo de Maurício de Nassau, dentre as quais podemos destacar
No mundo atual, o desafiador cenário globalizado ainda não demonstrou convincentemente que vai participar na mudança das novas proposições.
Os fragmentos a seguir descrevem negociações diplomáticas ocorridas no processo de constituição da fronteira ocidental do Império português.
 
I - Assegura o domínio e a soberania territorial da Coroa Portuguesa sobre as regiões americanas compreendidas entre os rios Amazonas e Oiapoque, fixando os limites entre França e Portugal na região da Guiana.
 
II - Adota o princípio da "ocupação efetiva" e garante o controle luso de rios existentes na capitania de Mato Grosso, no vale do Guaporé, região que daria acesso, através do rio Guaporé e demais rios amazônicos, ao Estado do Grão-Pará e Maranhão.
 
Os fragmentos exemplificam, respectivamente, os Tratados de