Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 71 questões

“O legado da Guerra Civil acabou sendo a transmissão para o negro de uma condição ambígua: a de não ser nem escravo nem cidadão. O negro passaria ainda muitos anos como um membro de um sistema de castas e viveria como um cidadão de segunda classe numa sociedade que, desde o século XVIII, tinha se manifestado a favor da proposta de que ‘todos os homens eram criados iguais’.”
 
NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual editora, 1994. p. 44.
 
A condição ambígua do negro na sociedade estadunidense após o término da Guerra Civil, de não ser nem escravo e nem cidadão, era explicada legalmente porque
ALBUQUERQUE, M. M.; REIS, A. C. F.; CARVALHO, C. D. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro, Fename, 1977 (adaptado).
 
Nos Estados Unidos, durante o século XIX, tal como representada no mapa, a relação entre território e nação foi reconfigurada por uma política que
A Doutrina Monroe foi um discurso imperialista dos EUA em suas relações com a América Latina, desenvolvida no século XIX. Entre os efeitos históricos dessa política, é INCORRETO afirmar:
“Um dos erros de cálculo mais graves de Napoleão, quando decidiu reconquistar São Domingos e reescravizar os negros, foi subestimar a extensão em que a liberdade e a igualdade se haviam tornado a religião dos ex-escravizados e mesmo da maioria dos anciens libres. Parte da grandeza da extraordinária Revolução Francesa consiste em ter vindo patrocinar a emancipação dos escravos nas Américas; e parte da grandeza da extraordinária Revolução de São Domingos/Haiti é que teve sucesso ao preservar as conquistas da Revolução Francesa contra a própria França.”
 
(Fonte: Robin Blackburn. A queda do Escravismo Colonial: 1776-1848. Rio de Janeiro: Record, 2002, p. 278).
 
A partir do trecho transcrito acima e dos conhecimentos sobre a Revolução de São Domingos, pode-se afirmar:
As afirmativas abaixo referem-se à Emancipação de Cuba.
 
I. Cuba foi uma das primeiras regiões da América espanhola a conquistar a independência.
 
II. Durante o processo de independência, foi criado o exército libertador multirracial.
 
III. A manutenção da escravidão e o medo dos criollos de que a Ilha se transformasse em um novo Haiti retardaram o processo de emancipação em Cuba.
 
IV. A independência de Cuba foi resultado de um acordo entre as elites criollas e os peninsulares, sem conflito bélico.
 
V. Após três guerras anticoloniais, Cuba foi ocupada pelos Estados Unidos, no final do século XIX.
 
São corretas apenas as afirmativas: