Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 64 questões

Com relação às técnicas de modulação analógica e digital, codificação, multiplexação e múltiplo acesso, julgue o seguinte item.

Uma maneira de aumentar a robustez de um sistema de comunicação digital é pelo uso de técnicas de espalhamento espectral, que podem ser divididas em dois grandes grupos: DS (direct sequence), usada em redes Wi-Fi, padrão IEEE 802.11a; e FH (frequency hopping), usada no sistema LTE. No método DS, o espectro do sinal é espalhado de um fator igual à relação entre a taxa de bits e a taxa de chips; n  outro método, o espalhamento é comparativamente menor, pois os saltos em frequência não fazem uso de sequências pseudoaleatórias.
Com relação a projeto e operação de redes sem fio, julgue o item subsequente.
 
Redes WiMAX, Wi-Fi nas versões IEEE 802.11g/n e LTE (long-term evolution) fazem uso de OFDMA (orthogonal frequency division multiple access) nos enlaces direto e reverso, o que permite economia de largura de banda e equalização simplificada, em detrimento da imunidade ao efeito de multipercursos.
Julgue o próximo item, relativo à telefonia móvel.
 
O padrão LTE permite que sejam implantadas redes de quarta geração (4G) nas faixas de 700/800/1.800/2.600 MHz, com larguras de banda de 5/10/20 MHz, entre outras. A sua evolução, chamada LTE-A, poderá operar com agregação de portadoras e multiplexação espacial, e atingir taxas de 1 Gbps.
Julgue o próximo item, relativo à telefonia móvel.
 
Considere uma situação com MIMO 2×2, largura de banda igual a 20 MHz e relação sinal-ruído média de 10 dB. Nesse caso, a capacidade do canal sem fio pode ser superior a 100 Mbps.
Existem dois processos básicos em uma chamada via telefone IP (Internet Protocol): o processo de discagem, que estabelece a conexão, e o fluxo de voz. Identifique abaixo as afirmativas corretas com relação ao fluxo de voz:

1. O sinal de voz é primeiro amplificado e digitalizado por um ADC (Analog-to-Digital Converter).

2. O ADC amostra o sinal de voz com uma taxa de 8000 amostras/segundo e cada amostra é digitalmente codificada utilizando 8 bits.

3. Como a taxa resultante do processamento do ADC é de, apenas, 64 Kbps, nenhum tipo de processamento adicional é utilizado para a transmissão da voz digitalizada.

4. O sinal de voz digital de 64kbps é conhecido como padrão G.711.

5. O processo de digitalização a 64 Kbps é suficiente para eliminar o sinal de eco, o qual é um sério problema em telefonia digital.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.