4ª e 5ª geração (Tecnologia LTE, VOIP)



            Sistemas via satélite geoestacionário vêm sendo empregados no estabelecimento de redes de telefonia fixa para interconectar usuários tanto residenciais quanto empresariais, espalhados em vastas regiões do globo. Essas redes via satélite permitem conectar usuários a sistemas de telefonia fixa comutada (STFC), garantindo flexibilidade e uma relação custo-benefício atraente, principalmente em países em desenvolvimento ou que possuem grandes áreas a serem atendidas, como no caso do Brasil. A figura acima ilustra uma rede que usa tecnologia VSAT (very small aperture terminals) e os seus principais elementos, que são utilizados no estabelecimento e na conexão de redes de telefonia fixa via satélite geoestacionário.

Considerando as informações apresentadas e que a rede VSAT mostrada utilize apenas um transponder de satélite, julgue o item seguinte.

Caso a rede ilustrada seja utilizada para a transmissão de sinais de voz na forma de um sistema VoIP (voice over IP), é correto concluir que essa rede deve operar com garantia de latência inferior a 100 ms e ser capaz de prover transmissão a taxas em bps fixas, permitindo que os algoritmos de transmissão típicos de sistemas VoIP se ajustem ao sistema via satélite.
A montagem de grandes redes corporativas de telefonia envolve a definição de diversos aspectos, que vão desde a ligação física de ramais até a interconexão de sítios geograficamente distribuídos e a prestação de serviços inteligentes de telefonia. A respeito das redes de telefonia corporativas, julgue o item subseqüente.

Mesmo com o avanço e a disponibilização das diversas técnicas de telefonia digital e de telefonia com voz sobre IP, as ligações entre ramais de uma mesma central telefônica corporativa ainda devem ser feitas por meio de comutação por circuitos.
Evidentemente, o desenvolvimento contínuo de distintas formas de atuação representa uma abertura para a melhoria dos níveis de motivação departamental. Neste sentido, a revolução dos costumes faz parte de um processo de gerenciamento dos modos de operação convencionais. É claro que o julgamento imparcial das eventualidades exige a precisão e a definição das direções preferenciais no sentido do progresso. Do mesmo modo, a competitividade nas transações comerciais promove a alavancagem dos índices pretendidos.
Questão anulada
No que se refere às tecnologias de redes de acesso sem fio e às novas tendências de mercado, julgue o item que se segue.

Mesmo permitindo a operação em múltiplas faixas a tecnologia de transmissão de suporte ao LTE (long term evolution) de frequência, em canais de diferentes larguras de banda, só propiciará melhor desempenho em termos de capacidade de transmissão, em determinado ambiente, se for utilizado canal de maior largura de banda.
No que se refere às tecnologias de redes de acesso sem fio e às novas tendências de mercado, julgue o item que se segue.

As tecnologias LTE-Advanced e WiMax, fortes candidatas às tecnologias 4G, empregam a técnica de modulação OFDM (orthogonal frequency division multiplexing) e antenas com tecnologia MIMO (multiple input multiple output) para melhorar o desempenho da rede.