Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 26 questões

Com relação a sistemas CDMA aplicados a sistemas móveis celulares, julgue o item seguinte.

O sistema UTRA (universal terrestrial radio access), também conhecido como WCDMA (wideband CDMA), possui dois modos de operação: FDD (frequency-division duplex) e TDD (time-division duplex). Tanto no sistema UTRA FDD quanto no UTRA TDD-3,84, a informação é espalhada sobre uma banda de 5 MHz com uma taxa de 3,84 Mcps. No sistema UTRA TDD, o uplink e o downlink compartilham a mesma faixa de freqüências.
Acerca de sistemas de comunicação móvel celular e sistemas wireless, julgue o item seguinte.

High-speed downlink packet access (HSDPA) e high-speed uplink packet access (HSUPA), que, juntas, vêm sendo chamadas de high-speed packet access (HSPA) e vêm sendo especificadas pelo Third Generation Partnership Project (3GPP), têm por objetivo o incremento da taxa de transmissão nos enlaces direto e reverso em sistemas de comunicações móveis. Taxas da ordem de 10 Mbps, no enlace direto, e de 4 Mbps, no enlace reverso, vêm sendo esperadas na maturidade dessas tecnologias. As tecnologias HSPA e wideband code division multiple access (WCDMA) podem, em princípio, compartilhar os mesmos elementos de rede, incluindo-se estações rádio base, radio network controllers (RNC), serving GPRS support node (SGSN) e gateway GPRS support node (GGSN), no subsistema de rádio e no core da rede.
Considerando o uso de protocolos em sistemas utilizados no Serviço Móvel Pessoal (SMP), julgue o item seguinte.

Redes WCDMA/HSPA empregam otimização cross layer para garantir taxas de transmissão superiores a 60 Mbps.
Julgue o item que se segue, relativo a sistemas de comunicações digitais celulares.

Os efeitos de desvanecimento causado por multipercursos podem ser desprezados em sistemas de espalhamento espectral, tais como sistemas CDMA.
Julgue o próximo item, relativo à telefonia móvel.
 
No sistema UMTS, o WCDMA faz a separação entre as transmissões da estação base e do móvel utilizando a multiplexação por divisão de tempo, e o TD-SCDMA usa a multiplexação por divisão de frequência. Além disso, o WCDMA usa bandas com largura de 5 MHz, enquanto o TD-SCDMA utiliza 2,5 MHz.