Filtrar por:

Os seus filtros aparecerão aqui.

Foi encontrada 61 questões

Com relação a sistemas de telecomunicações, julgue o item seguinte.

As técnicas de múltiplo acesso são a base dos sistemas de telefonia móvel celular. Os sistemas analógicos usam a técnica FDMA (frequency-division multiple access). Os sistemas digitais usam a técnica TDMA (time-division multiple access) ou a CDMA (code-division multiple access).
 
Considerando a figura acima, que ilustra a arquitetura típica de um sistema de telefonia móvel celular, julgue o item seguinte.

Para que o s istema de telefonia móvel celular possa funcionar corre tamente, a área a ser coberta por ele é dividida em regiões denominadas células. Nesse tipo de sistema, o reúso de freqüências não é permitido, caso a tecnologia de transmissão digital seja utilizada. O reúso de freqüência aumenta a interferência entre células vizinhas e os sistemas digitais não operam corretamente na presença de interferências.
No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma empresa verificou que a área de cobertura de diversas ERBs no downlink era superior à área de cobertura no uplink. Esse problema causou um aumento de drop call do sistema. Nessa situação, o uso de amplificador de baixo ruído na entrada do sistema de recepção, instalado junto à antena no topo de cada ERB que apresentou problema, poderia permitir a equalização da área de cobertura do uplink e do downlink.
No item a seguir, é apresentada uma situação hipotética relativa a sistemas de telefonia móvel celular, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Uma empresa projetou um sistema celular e determinou o tamanho das células pelas necessidades de tráfego e pelo tamanho da área a ser atendida pelo sistema. Após essa etapa, a empresa definiu os equipamentos transmissores em função da área de cobertura de cada célula e utilizou para o estudo da propagação unicamente o modelo de Okumura-Hata. Depois de implantar o sistema, a empresa verificou problemas de degradação da BER, principalmente em determinadas regiões nas proximidades das bordas das células. A empresa constatou que o problema não decorria dos equipamentos do sistema. Nessa situação, a degradação da BER está relacionada, entre outros fatores, à existência de variabilidade do ambiente celular, que deve ser considerada no projeto do sistema para que se defina corretamente a área coberta por uma ERB.
 
A figura apresentada acima ilustra as arquiteturas típicas da rede detelefonia pública comutada (I) e do sistema de telefonia móvel celular (II). Considerando essa figura, julgue o item que se segue.

O sistema de telefonia móvel celular e a Internet constituem duas redes independentes e desconectadas e, dessa forma, serviços de uma não estão acessíveis a partir da outra.